Bom, vamos começar do começo: uma Startup é uma empresa jovem que traz a solução para um problema e tem um modelo de negócios com grande potencial de crescimento. Ela não se limita apenas a negócios digitais – podem ser de mercados diversos como educação, saúde, alimentação, agronegócio, logística –, mas a inovação é imprescindível para que ela se diferencie de uma empresa de modelo tradicional.

 

Ter uma startup é uma aventura que requer espírito empreendedor. O que atrai tanta gente é a autonomia, a vontade de empreender e de trabalhar por um propósito. Sabe aquela história de 10% de inspiração de 90% de transpiração? É por aí. Como nos disse Aline Sun, que faz parte de conselhos de empresas listadas em Bolsa de Valores, “não basta ter uma ideia brilhante: 80% do sucesso de um business é a execução.” 

 

Mas uma startup precisa de dinheiro para crescer. Pegar empréstimo no banco não compensa, os juros são muito altos. No começo, muitas ainda não têm números para apresentar – outras ainda nem saíram do powerpoint – e fica difícil atrair dinheiro de investidores qualificados, os chamados Venture Capital. É aí que entra a primeira rodada de investimentos, com os Investidores Anjo, que acreditam no negócio e trocam investimento por participação. 

 

Muitas vezes, além de investir capital, os Investidores Anjo também oferecem seu conhecimento para a nova empresa, seja participando do board, seja fazendo mentoria com o fundador. 

 

Como Investidora Anjo, Aline Sun focou em empresas fundadas por mulheres. Com bastante experiência de gestão, ela também oferece mentoria para startups. Aline faz parte do grupo Sororitê, uma rede que conecta empreendedoras e investidoras. A familiaridade com os problemas apresentados pelas empreendedoras também facilita a captação de investimentos entre mulheres, pois elas compreendem as dores que a startup soluciona sem gaps de gênero. 

 

“Ser Investidora Anjo é uma forma de você sentir que está participando da diferença, de executar seu propósito por meio de investimento. Por isso, muita gente faz investimentos em determinado mercado e propósito – e cada vez as pessoas estão mais nessa busca.”