Tudo é Rio – Carla Madeira

Esse é aquele livro que você não consegue parar de ler e, quando acaba, continua pensando nos personagens, apegada, desejando acompanhar os próximos capítulos de suas vidas. Nome forte na área de publicidade em Belo Horizonte, a autora mineira Carla Madeira faz o leitor querer ler de novo o mesmo trecho, por dois motivos: porque é tão surpreendente que você quer confirmar se entendeu direito; e pelo prazer de ler que sua escrita provoca. A história gira em torno de um triângulo amoroso, mas qualquer outra palavra seria spoiler.

Klara e o Sol – Kazuo Ishiguro

Klara é um amigo artificial com habilidades de observação impressionantes e uma narradora inesquecível. Ela fica na vitrine de uma loja esperando ser escolhida e, assim, começa a estudar o comportamento das pessoas que passam, seus padrões, seus desejos. Ganhador no Nobel, Kazuo Ishiguro examina o mundo moderno pelos olhos de Klara e constrói um romance arrebatador sobre o significado do amor e do cuidado.

Uma noite, Markovitch – Ayelet Gundar-Goshen

Nova e brilhante voz da literatura israelense, Ayelet Gundar-Goshen recebeu aclamação internacional por este seu romance de estreia, que já foi traduzido para 14 idiomas. Com a Segunda Guerra Mundial e a guerra de libertação de Israel como contexto, um grupo de jovens parte da Palestina para a Europa, enquanto, do outro lado do mar, um grupo de jovens judias que nunca conheceram os esperam. O objetivo do encontro são casamentos fictícios para que as meninas possam escapar da Europa sob Hitler e alcançar a futura pátria judaica, então sob o domínio britânico. Daí em diante, muita coisa acontece.