Era anos 40 e ele colocava em prática uma filosofa de vida que soa “nova" em pleno 2022. Ele já não está aqui, mas tem mérito na popularização da yoga e da meditação como práticas de desenvolvimento e integração do corpo, da alma, das emoções e da mente. O verbo DESPERTAR pode ser considerado dele. 

 

Paramahansa Yogananda é aclamado como um dos cem mais importantes pensadores espirituais do Século XX. Era um sujeito de pensamento holístico e respeitoso, que incluía na sua vida e nas suas constatações os santos e iogues, a ciência e os milagres, a morte e a ressurreição.

 

Steve Jobs, Deepak Chopra são fãs dos pensamentos dele, que dizia que ioga era feita com o corpo para a mente, que um homem que despertava podia transformar o mundo. Você já deve ter escutado ou lido algum pensamento dele. Se bobear, segue a filosofia dele sem nem saber. 

 

Se era perfeito? Claro que não. Se errou? Claro que sim. E criou polêmica e luz, ganhou seguidores fanáticos, desertores chateados e críticos vorazes, assim como todo ser humano que se expressa o novo  de maneira tão clara que intriga e ilumina. Curiosidade: tinha senso de hinos e leveza, era um sujeito humilde. Vale muito conhecer a história dele, contada em livros e até em uma série no NETFLIX. Místico e holístico e , de certa, forma imortal, embora tenha nascido em 1893 e falecido em 1962. 


LIVRO : Autobiografia de um Iogue

DOCUMENTÁRIO: Awake: The life of Yogananda/ NETFLIX