Cinema na mesa por Juliana Sabbag | @cinemanamesa 

"O bom filme desperta ideias e aprendizado naquilo que nos toca e possibilita sempre um novo olhar para dentro, para a realidade e para o nosso papel na sociedade”, diz o manifesto do projeto Cinema Na Mesa, que une cinema, gastronomia, pessoas interessantes e diferentes pontos de vista.


Com um grupo montado, o Cinema Na Mesa seleciona um filme junto com os participantes e cria um menu degustação de acordo com o enredo do longa. As receitas são servidas em uma roda de conversa, em que impressões sobre o filme são compartilhadas com a mediação de Juliana Sabbag curadora de conteúdo e sabe tudo de cinema.


"Em cada edição é gerada uma ata, que carinhosamente chamamos de Caldo, com os principais temas levantados no encontro”, conta Juliana no site. Literalmente uma delícia.

Cine Garimpo por Suzana Vidigal | @cinegarimpo 

O Cine Garimpo é uma plataforma de conteúdo e trocas sobre cinema, criada em 2009, pela jornalista Suzana Vidigal. lançamentos, festivais, spoilers, tudo está no radar da especialista que tem um texto delicioso e um olhar profundo, que relaciona obras com atualidades, sentimentos, ativismo e mais. Tudo em um tom gostos e acolhedor como o de um bom papo. 


"Como cada um sente um filme, depende da história e do repertório individual. Assim, não tem melhor, nem pior; tem diferente. Não tem resenha, nem crítica; tem opinião”, diz ela no site do projeto, que oferece conteúdos gratuitos e também alguns exclusivos para assinantes (mensalidades a partir de R$ 10). E tem mais: o canal segmenta os filmes por "estado de espírito" – ou seja, filmes para se divertir, para se emocionar, para entender o nosso mundo…


"Costumo bater insistentemente na tecla da eficiência do cinema como ferramenta de compreensão de mundo, de entendimento de realidades diferentes e, consequentemente, de empatia”, escreveu Suzana no post em que comenta o novo filme de Dira Paes. Ficou curiosa, visite o insta dela já!